Galaxy Watch 4 surpreende com One UI 8 Watch, a sua última grande atualização
O Samsung Galaxy Watch 4 surpreende com a atualização One UI 8 Watch, marcando um final de ciclo digno para este smartwatch crucial. Saiba mais aqui. A Samsu.
A Samsung surpreendeu o mercado ao iniciar a distribuição da One UI 8 Watch para o Galaxy Watch 4, uma decisão inesperada que, ao que tudo indica, marcará a última grande atualização para este smartwatch. De facto, é um gesto notável que oferece uma digna despedida a um dispositivo que teve um papel fundamental no relançamento da plataforma Wear OS da Google, em parceria com a gigante sul-coreana.
Uma Despedida em Grande Estilo
Lançado originalmente em 2021, o Galaxy Watch 4 foi o primeiro smartwatch da Samsung a abandonar o seu próprio sistema operativo Tizen em favor do Wear OS, desenvolvido em co-operação com a Google. Esta mudança estratégica foi crucial para revitalizar o segmento dos smartwatches Android e, desde então, o Watch 4 tem recebido um suporte exemplar, superando as expectativas de muitos utilizadores e analistas.
A chegada da One UI 8 Watch, que provavelmente inclui as funcionalidades base da One UI 6 Watch que vimos nos modelos mais recentes, promete otimizações de desempenho, melhorias na interface de utilizador e, claro, as habituais correções de segurança. Embora não se esperem grandes revoluções em termos de novas funcionalidades de ponta – essas são reservadas para os modelos mais recentes –, esta atualização garante que o Watch 4 permaneça funcional e seguro por mais algum tempo, elevando a experiência do utilizador para um patamar superior, mesmo nos seus últimos dias de suporte.
O Legado do Galaxy Watch 4
Não é exagero afirmar que o Galaxy Watch 4 foi um marco para a Samsung e para o ecossistema Android em geral. Ao abraçar o Wear OS, a Samsung não só impulsionou o desenvolvimento da plataforma como também estabeleceu um novo padrão para os smartwatches Android. Antes do Watch 4, o Wear OS lutava para encontrar a sua identidade e relevância, mas a entrada da Samsung com o seu hardware de topo e a interface One UI trouxe a credibilidade e a inovação de que o sistema precisava. Foi, de certa forma, o catalisador que permitiu à Google reavaliar e investir pesadamente no seu sistema operativo para wearables.
Para os milhares de utilizadores em Portugal e na Europa que ainda possuem um Galaxy Watch 4, esta atualização é uma excelente notícia. Significa que o seu dispositivo, mesmo com alguns anos, continua a ser valorizado pela marca, prolongando a sua vida útil e o investimento feito. É um testemunho da durabilidade e da engenharia do dispositivo, que continua a ser perfeitamente capaz de executar as tarefas diárias, desde a monitorização de atividade física à receção de notificações.
Perspetivas Futuras e o Fim de um Ciclo
Embora esta seja, previsivelmente, a última grande atualização de funcionalidades para o Galaxy Watch 4, os utilizadores podem ainda contar com algumas atualizações de segurança esporádicas. No entanto, o ciclo de vida deste modelo como um topo de gama está a chegar ao fim, abrindo caminho para as novas gerações, como o aguardado Galaxy Watch 7, que deverá trazer ainda mais inovações em termos de saúde, bem-estar e desempenho.
Em suma, a Samsung demonstra com este gesto o seu compromisso em oferecer suporte alargado aos seus produtos, mesmo àqueles que já não estão em destaque no mercado. É uma despedida condigna para um smartwatch que, de facto, ajudou a moldar o panorama atual dos wearables.
